Fuçando nas imagens do tio google vi essa idéia e adorei,ela é simples,de fácil execução e linda,então resolvi compartilhar,quem sabe esses copinhos ganhem uma estampa diferente e me acompanhem nas festas de fim de ano.
sábado, 24 de dezembro de 2011
segunda-feira, 19 de dezembro de 2011
Natal em diferentes países
Que o natal é uma data importante pra muita gente,isso todos sabem,mas agora vamos deixar de lado os preparativos,a ansiedade para a chegada dos familiares e dos presentes,e nos concentrar em ganhar um pouco mais de cultura,sabendo como é comemorado o natal em diversos países,provavelmente poucas famílias ainda seguem a festa natalina típica do país,mas vale a pena ler.
O Natal na Alemanha
Como acontece em outros países, as crianças alemãs começam a preparar o Natal no princípio de Dezembro.Há famílias que fazem calendários extremamente originais, com fitas e pequenos embrulhos decorativos. Em cada domingo do Advento acende-se uma vela de uma coroa. No Dia de Santa Bárbara, põem-se ramos de forsythia nas jarras, que florescem no dia de Natal.Nesta quadra, comem-se muitos bolos. As crianças adoram ajudar as mães na cozinha. Na noite de 24 de Dezembro, o Menino Jesus ou o Pai Natal trazem os presentes para junto da Árvore de Natal.No Dia de S. Nicolau, as crianças deixam os sapatos à porta do quarto de dormir. À hora de jantar, a mãe traz o ganso assado, com couve vermelha e maçãs .No Dia de Reis, as crianças disfarçam-se de Reis Magos e escrevem as suas iniciais nas portas das casas.
O Natal na Inglaterra
Em Dezembro enviam-se postais de Boas Festas à família e aos amigos. Os postais ficam expostos nas paredes, só podendo ser retirados no dia 6 de janeiro, Dia de Reis. Todas as casas ficam decoradas a verde e vermelho.Na noite de Natal, as crianças andam pelas ruas cantando canções de Natal. Em troca, as pessoas dão-lhes pequenos presentes ou guloseimas. Em casa, as crianças penduram meias enormes aos pés da cama para receberem presentes.Para o Pai Natal e as suas renas, deixam-se bolos e vinho do Porto ao pé da árvore de Natal. Na ceia de Natal, há sempre peru com castanhas e o famoso pudding.
O Natal na Áustria
O Natal é a festa mais importante do ano. Na noite de dia 24 de Dezembro, os cinemas, os teatros e os restaurantes estão fechados. Toda a gente participa na festa. No dia 1 de Dezembro, todos têm uma coroa do Advento. Em todas as praças das cidades e das aldeias se ergue um pinheiro. No dia 24 de Dezembro, as ruas de algumas cidades são invadidas pelas crianças, geralmente acompanhadas pelas avós, enquanto os pais ficam a decorar a árvore que tinham escondida. Durante todo o mês de Dezembro, os arredores da Câmara Municipal de Viena, ficam enfeitados. As árvores têm fantásticas decorações que sobressaem num verdadeiro cenário de conto de fadas.Também neste parque mágico é instalado o “Mercado do Menino Jesus”, uma feira de Natal onde as crianças, maravilhadas, se aquecem segurando nas mãos cartuchos de castanhas assadas.Futuras vedetas da patinagem andam pelo parque mascaradas de animais e oferecem um espetáculo que as crianças adoram. As crianças também adoram o comboiozinho que as transporta pelo parque. Antes de embarcarem, escrevem a lista de presentes que gostariam de receber.
O Natal na Dinamarca
Em Dezembro, as ruas são iluminadas e enfeitadas com grinaldas e ramos de pinheiro e, desde os primeiros dias, as casa são enfeitadas com ramos de pinheiro, anjinhos duendes e estrelas de palha. As crianças escrevem muitas cartas aos amigos e família e os correios fazem sempre uma edição especial de selos. Um dos mais bonitos foi desenhado pela rainha.Costuma pendurar-se no tecto uma coroa com 4 velas. Toda a família vai à floresta para cortar o pinheiro. São as crianças que fazem os enfeites para a árvore de Natal.O jantar começa às 6 da tarde. No final, serve-se arroz doce, no qual se põe uma amêndoa com casca. Quem ficar com a amêndoa recebe o porquinho da sorte, feito com massapão.A seguir ao jantar, vão para a sala onde está a árvore e o pai acende as velas que estão no pinheiro. Toda a família faz uma roda em volta da árvore, escolhem canções de Natal e todos cantam.
O Natal em Espanha
Nesta quadra, as crianças espanholas são cobertas de mimos. Recebem presentes a 25 de Dezembro e também a 6 de Janeiro, dia em que os Reis Magos põem as prendas no sapatinho.
Em algumas cidades organiza-se o cortejo dos Reis Magos, durante o qual eles desfilam em carros luxuosamente decorados, seguidos por numerosos cavaleiros. Milhares de crianças e adultos assistem ao desfile. Depois do desfile, os reis Magos misturam-se com as crianças, muito contentes por lhes poderem tocar.Em algumas cidades da Catalunha, persiste uma das mais esquisitas tradições natalinas do planeta, o Caga Tió ("Tronco Cagão", em uma tradução aproximada). Modo de usar: pega-se um tronco oco e enche-se de doces durante todo o mês de dezembro; no dia 25, o tronco deve ser espancado com pedaços de pau, para que ele devolva o que "comeu".
O Natal na Finlândia
Na véspera de Natal, as crianças finlandesas estão sempre muito ocupadas. De manhã vão de trenó cortar o pinheiro e, à tarde, enfeitam-no. Diz-se que o Pai Natal é originário da Lapónia, uma região situada no Norte da Noruega, da Suécia e da Finlândia.O Pai Natal do Grande Norte recebe todos os anos 500 000 cartas. No dia 24 de Dezembro, acendem-se velas no cemitério. Só vinte dias depois do natal é que o pinheiro é retirado das casas.
O Natal em Portugal
Como em muitos outros países do mundo, as cidades e aldeias de Portugal apresentam um aspecto festivo muito antes do Natal. Enfeitam-se os edifícios públicos e nas praças de algumas câmaras municipais colocam-se grandes pinheiros iluminados.As lojas fazem lindas vitrines.Em alguns locais armam-se presépios com muitos bonecos e animais. As crianças tiram fotografias com o Pai Natal. Na escola, as crianças enfeitam as salas de aula.
O Natal na Provença
Na Provença, região do Sul de França, as tradições de Natal são muito diferentes das do resto do país. Em algumas igrejas do litoral, no fim da Missa do Galo, organiza-se uma procissão de pescadores durante a qual se deposita junto do altar um cesto de peixe, uma maneira de homenagear o Menino Jesus. A tradição manda que a ceia de Natal termine com treze sobremesas que simbolizam Cristo e os Doze apóstolos. Estes doces são feitos com todos os frutos e compotas da região.No resto da França,existe uma tradição que consiste em ir à casa do seu inimigo e fazer as pazes com ele.
O Natal na Irlanda
Os festejos começam doze dias antes do Natal. Este período chama-se Little Christmas, o Natalzinho. No dia de Natal põem-se velas no parapeito.
Antes de ir para a missa, deixa-se um copo de uísque para o Pai Natal e cenouras para as renas que puxam o trenó. Os presentes abrem-se no dia de Natal.O almoço de Natal começa às 2 ou 3 da tarde. No dia 26 de Dezembro, é o Stephen’s Day. Muitos irlandeses assistem às corridas de cavalos, enquanto outros cantam pelas ruas. Também se fazem apostas nas corridas de cavalos nas cidades.No campo, os Wren Boys, vestidos à moda antiga, andam de porta em porta, cantando e tocando para que as pessoas lhes dêem moedas.
O Natal na Islândia
Tal como noutros países cristãos, o Natal é a festa das crianças, e só termina a 6 de Janeiro, Dia de Reis, durante o qual as pessoas cantam e dançam à volta de grandes fogueiras. Em islandês, Natal diz-se Jol. Os Jolasveinar são os duendes de Natal.Desde o princípio do mês de Dezembro, as crianças colocam sapatos no parapeito da janela. Se se portarem bem, o Pai Natal deixa-lhes presentes. Caso contrário, o presente será apenas uma batata.
O Natal em Itália
As tradições variam consoante as regiões. Assim, as crianças italianas recebem os presentes em dias diferentes. No Norte de Itália é o Pai Natal, Babbo Natale, ou o Menino Jesus, Gesú Bambino, que trazem os presentes no dia 25 de Dezembro, dia de Santa Lúcia.Em Roma, a capital,Befana, uma velha com cara de bruxa, que visita as casas no dia 5 de janeiro, deixando doces para as boas crianças e um carvão para as más. Sua generosidade seria fruto de arrependimento: ela teria negado abrigo e comida aos Reis Magos, quando eles seguiam para visitar Jesus, e agora tentaria reparar o mal que fez.
O Natal na Noruega
Desde princípios de Dezembro a família prepara os enfeites do pinheiro. Acende-se a primeira vela na coroa do Advento. As casa são enfeitadas e a coroa suspensa sobre a porta indica que o Natal está quase a chegar. Em frente de cada casa são colocados um bode de palha e espigas de trigo. Pendura-se uma estrela em cada janela da casa. No dia 24 de Dezembro acendem-se velas no cemitério.Na Noruega, as flores fazem parte da decoração das casas. As túlipas e jacintos são postas um pouco por toda a casa para lhe dar um ar festivo.As túlipas são compradas no vaso, para durarem mais tempo. As mães fazem deliciosos bolos em forma de coração.Um passeio de trenó é extremamente agradável pela altura do Natal. As pessoas agasalham-se muito bem e não podem esquecer o archote, pois começa a escurecer logo a seguir ao almoço.
Depois de jantar, antes de abrirem os presentes, toda a família dança e canta à volta do pinheiro. Esta tradição agrada muito às crianças.Toda a família forma duas rodas, uma grande e outra pequena. Enquanto cantam, a primeira roda para a direita e a outra para a esquerda. Quando acaba uma cantiga, muda-se a roda... e recomeça-se com outra canção.
O Natal na Polônia
Na véspera de Natal, as crianças esperam que surja a primeira estrela no céu. Só então começa o jantar.Antes de se pôr a mesa de Natal, espalha-se palha debaixo da toalha, para lembrar que Jesus nasceu numa manjedoura. Põe-se sempre um talher a mais, para o caso de aparecer alguém.Antes de jantar, a família reza e reparte entre si uma espécie de hóstia retangular a oplateck, que representa Maria, José e o Menino Jesus. Cada um formula um desejo e esquece as suas zangas.
O Natal na Eslováquia
A data mais importante do Advento é o dia 6 de Dezembro. As crianças engraxam os sapatos e colocam-nos na janela para que o São Nicolau lá deixe presentes.Durante os doze dias de guarda, entre o Natal e a Epifania, as pessoas mascaram-se e reúnem-se, mantendo vivas as tradições populares.
O Natal na Suíça
Para as crianças suíças, o Natal é antes de mais a alegria de poder brincar na neve, andar de trenó e esquiar.As casas e os pinheiros são enfeitados com muitas luzinhas. Antes dos presentes do Pai Natal as crianças recebem saquinhos que contêm uma laranja, um chocolate e um pão doce.
O Natal na Suécia
Há muito que fazer antes de chegar o Natal! Aproveitam-se todos os serões e os fins-de-semana para preparar as festas.Todos os domingos se acende uma vela no tronco de Natal.Todos os dias se descobre mais um presente no calendário.Colocam-se espigas de trigo no jardim, para os passarinhos.Confeccionam-se muitos bolinhos.Mesmo antes do Natal, enfeita-se a casa. As flores devem ser de cor vermelha, mas também podem ser cor-de-rosa, brancas ou azul claro.
O pinheiro é enfeitado com adereços de palha. Junto da árvore de Natal coloca-se um bode de palha.
Em sueco, os presentes de Natal diz-se joklappar, que significa “pancadas de Natal”. A explicação é que antigamente, quando se ofereciam presentes a alguém, batia-se-lhe à porta com toda a força. Ao abrir-se a porta, atirava-se o presente para dentro e fugia-se para não ser reconhecido.Depois do jantar, fica-se à espera do Pai Natal, que anuncia a sua chegada perguntando do lado de fora: “Há aqui bem comportados?”.Os presentes vêm acompanhados de pequenas quadras, lidas em voz alta. No dia 13 de Janeiro a família faz uma última roda à volta da árvore de Natal.
O Natal no Quebeque(Canadá)
Em Novembro, muitos centros comerciais constroem um “Reino do Pai Natal”. É aí que as crianças se encontram com o Pai Natal. Em Montreal, cidade do Quebeque, um importante estabelecimento comercial organiza a grande parada do Pai Natal. Apesar do frio, há sempre milhares de crianças a assistir. O Pai Natal encerra o desfile. Quando a parada termina, levanta voo no seu trenó, perante o olhar maravilhado da criançada.No Quebeque, o Natal é uma época mágica. A neve cobre tudo com o seu manto branco, as ruas enchem-se de animação e as casas e as lojas apresentam um ar festivo.Os habitantes do Quebeque enfeitam o exterior das casas com luzes, ramos de pinheiro e fitas de cores. Também se colocam pinheiros iluminados nos passeios.Os Correios do Canadá recebem milhares de cartas para o Pai Natal. O Pai Natal tem sempre leite e bolachas para comer, junto da chaminé.
O Natal nos Estados Unidos
O Natal é uma festa muito popular nos Estados Unidos. Neste país cheio de emigrantes, as tradições são as mais diversas. Toda a família ajuda na ornamentação da casa. Penduram-se grandes meias na chaminé, colocam-se cartões de Boas Festas nas paredes e fazem-se grinaldas de pipocas.Enfeita-se a árvore de Natal com bengalinhas de açúcar coloridas.A caixa do correio enche-se de postais de Boas Festas enviados pelos amigos da família.O peru, consumido em numerosos países europeus foi descoberto pelos conquistadores espanhóis que chegaram aos Estados Unidos.As casa são enfeitadas com lâmpadas. No Natal, as crianças cantam pelas ruas e há sempre quem lhes dê uma moeda.Nos Estados Unidos, o Pai Natal chama-se Santa Claus.O peru nunca falta no Christmas dinner, o jantar de 25 de Dezembro.
O Natal no México
As festas começam a 16 de Dezembro. Em muitas aldeias escolhem-se nove famílias para reconstituírem a viagem da Virgem Maria e de S. José para Belém.Uma das famílias vai à igreja buscar as imagens de Maria e José e coloca-as numa padiola.Duas raparigas transportam a padiola até uma casa previamente escolhida, pedindo guarida para os viajantes.
As imagens são então colocadas num altar enfeitado com flores. Ao longo de oito dias, todas as noites, as imagens são levadas para uma casa diferente, onde se festeja a Piñata, uma festa de crianças.No dia 24 de Dezembro as imagens são colocadas junto do Menino Jesus, num presépio armado em frente da igreja.A Piñata é um cântaro de barro com forma de um animal ou de um personagem conhecido. De olhos vendados, as crianças vão batendo com um pau, até conseguirem partir o cântaro, cheio de guloseimas e de presentes.Nas cidades, as decorações de Natal cobrem as fachadas dos edifícios.
Natal na África do Sul
Natal na África do Sul é uma festa de verão. Em dezembro o verão setentrional produz gloriosos dias de sol que constituem um irrecusável convite para ir às praias, aos rios e mesmo à montanhas. As escolas estão fechadas e acampar é sempre um bom programa. Não há neve, mas as flores se esmeram em adornar o nascimento de Jesus Cristo. As canções de natal têm no impressionante conjunto Lady Black Mambazo seus mais talentosos intérpretes.
Nas cidades, muitos corais saem na noite de véspera de Natal, mas o mais comum é que os serviços religiosos sejam na manhã de Natal. De noite, o mais belo é mesmo os cantos à luz de velas.
As casas são decoradas com ramos de pinho e os abetos são decorados em todas as casas com presentes aos pés para as crianças, embora as meias de Natal também sejam costume.
Muitos sulafricanos preferem reunir-se ao ar livre no dia de Natal, mas a ceia também acontece e nela servem-se tortas, arroz e peru, porco, pudins e frutas secas.hamado Diwalli.
O Natal na Índia
O natal é celebrado na Índia com grande fervor.A festa aos poucos vai contagiando todos e muitos prefeitos decoram as cidades com visual natalino.Canções natalinas são executadas,existe ampla troca de prensentes,festas e ceias.Assim o natal hoje é uma festa de cristãos e não-cristãos,as árvores são decoradas com mangas e bananas,há luzinhas e lanternas de óleo e muitas igrejas decoram-se com flores vermelhas para a Missa do Galo.Os presentes são dados aos familiares,e como caridade aos pobres.No sul da Índia os cristãos acendem lampadinhas no teto e lanternas,exatamente como os demais indus fazem no festival chamado Diwalli.
Natal em Israel
Na cidade de Belém, onde nasceu jesus, situa-se a Igreja da Natividade, que é o centro no Natal em Israel, sempre decorada com flores e luzes para a Missa de Natal, atrai milhares de turistas nessa e em outras épocas do ano.
Na véspera de Natal, habitantes de Belém e turistas acodem à igreja de onde parte uma bela e teatral procissão todo ano. Policiais montados a cavalo seguem à frente da procissão com vários homens montados em belos cavalos árabes. Atrás vem solitário um cavaleiro trazendo uma cruz.
Além deles há diversas autoridades e diplomatas. Famosas eram as visitas de Iaser Arafat para assistir à missa, mas há dois anos está proibido pelo governo de Israel de comparecer, para perplexidade do mundo civilizado.A procissão solenemente atravessa as portas da igreja e dirige-se à antiga imagem do Menino Jesus no interior da igreja, no fim de uma escadaria, os visitantes encontram uma estrela de prata que marca o local do nascimento de Jesus.
Cristãos de Belém são identificados pela cruz pintada sobre a porta de cada casa e pela presença do presépio. Uma grande estrela é colocada no centro da praça central da cidade.
O Natal na China
Na China , o natal é festa pegada de empréstimo do Ocidente, pois a maioria da população não é cristã. Assim sendo , o aspecto natalino que mais chama a atenção dos chineses são os exteriores tais como a decoração dos shoppings e residências, que poucas usam decorar na China,e , quando o fazem , decoram-nas com lanternas de papel. Chama atenção também a troca de presentes.
O Natal começou a chamar a atenção da maioria da população chinesa em função da decidida entrada da China no mercado de decorações natalinas. Aquelas peças delicadas encontraram imediata identificação com o espírito chinês. Não é pois de causar surpresa entrar em uma casa chinesa e encontrar um ou outro enfeite, mesmo que não seja Natal.
Os cristãos chineses, que são poucos, em geral se encontram nas celebrações e talvez até pelas dificuldades da prática da religião em um ambiente em que ainda existem perseguições, o sentimento do Natal seja ainda mais profundo.
O Natal no Japão
O Natal no Japão não é uma festa que se possa chamar típica, uma vez que a maioria do povo japonês é praticante do Xintoísmo ou ainda do Budismo, um percentual bem inferior. Do cristianismo, são poucos os praticantes, de modo que a recente generalização dos costumes natalinos tem mais de gosto pela festa que de amor ao festejado, mas, mesmo esse aspecto tem mudado, pelo grande interesse que as crianças japonesas demosnstram pela história do Natal, em especial pela pobreza do nascimento desse Menino-Deus, que tem por primeiro berço (noção também estranha para o japonês que não dispõe neles os bebês) um simples manjedoura.
As crianças deslumbram-se com a estrela que guia 3 reis magos até a pequena cidade de belém. Muitos gostariam de crer que um desses magos era japonês e assim,encontram um papel na festa ocidental.
A troca de presentes já é prática bastante comum, em especial artigos eletrônicos. As crianças encontram na distribuição de brinquedos um elemento de novo prazer em festejar o Natal.Bem ao gosto japonês, os regalos infantis são em sua maioria bichinhos eletrônicos e robôs.
A ceia da noite de Natal é como uma visita ao ocidente , onde não faltam o peru, as castanhas e as nozes. Mas as famílias também servem sushis e sashimis, dando uma cor be local à celebração.
Por último, as músicas natalinas ocupam uma posição de grande destaque na festa. As crianças apreciam sobremaneira “O Menino do Tambor” e “Noite Feliz”, ou como eles dizem: Kurisumasu Omedeto.
O Natal em Hong Kong
Hong Kong possui o porto mais movimentado da Ásia e uma população com um padrão de vida comparável ao das grandes potências. É, também, uma das cidades com maior custo de vida no mundo.
Dois dias depois do Natal, em 27 de dezembro,é que a população de Hong kong faz sua grande festa.E a Chiu,uma comemoração taoista voltada para a limpeza e renovação local.Os participantes dessa festividade convocam todos os seus poderes conjunto traga renovação para vidas. Sima dos Deuses patronais de cada templo da cidade são reunidas em um único local onde a população deposita oferendas.No final da comemoração os sacedores dos diversos templos lêem em voz alta o nome de cada um dos moradores do bairro onde está o templo.Então,pegam essa lista extensa de nomes,e aprendem em uma pandorga começa a subir,os locandos fogo na lista,deixando que suba em chamas,para os Céu.
O Natal no Iraque
As famílias cristãs se reúnem no quintal para ouvir histórias da natividade de Jesus. Depois, queima-se uma pilha de espinhos secos. Segundo a crença, a forma como o fogo queima indica como será o futuro daquela família.
O Natal na Letônia
Neste país dos Bálcãs, Papai Noel e as renas trabalham duro em dezembro. A tradição por lá manda que o Bom Velhinho traga presentes para crianças durante 12 dias seguidos! Mas o jingle bells na Letônia é famoso mesmo por outra razão: é de lá o primeiro registro sobre a montagem de uma árvore de natal, que rolou na praça de Riva, capital do país, em 1510.
O Natal no País de Gales
Antes de o cristianismo se difundir pela Europa, em dezembro haviam festas pagãs para celebrar o inverno.Uma delas,viva até hoje,é a da Mari Lwyd, que ocorre no último dia do ano em certos locais do País de Gales. As pessoas saem pelas ruas carregando a tal Mari, um boneco com a caveira de uma égua como cabeça, e tentam invadir casas e pubs.
O Natal na Holanda
Na Holanda,há uma tradição polêmica: a festa do Zwarte Piet ("Pedro Preto", em português). Ele seria o ajudante negro do Papai Noel, sendo representado por pessoas com o rosto pintado de preto, lábios vermelhos e peruca black power, que desfilam no dia 5 de dezembro. O costume é acusado de ter caráter essencialmente racista.
O Natal na Alemanha
Como acontece em outros países, as crianças alemãs começam a preparar o Natal no princípio de Dezembro.Há famílias que fazem calendários extremamente originais, com fitas e pequenos embrulhos decorativos. Em cada domingo do Advento acende-se uma vela de uma coroa. No Dia de Santa Bárbara, põem-se ramos de forsythia nas jarras, que florescem no dia de Natal.Nesta quadra, comem-se muitos bolos. As crianças adoram ajudar as mães na cozinha. Na noite de 24 de Dezembro, o Menino Jesus ou o Pai Natal trazem os presentes para junto da Árvore de Natal.No Dia de S. Nicolau, as crianças deixam os sapatos à porta do quarto de dormir. À hora de jantar, a mãe traz o ganso assado, com couve vermelha e maçãs .No Dia de Reis, as crianças disfarçam-se de Reis Magos e escrevem as suas iniciais nas portas das casas.
O Natal na Inglaterra
Em Dezembro enviam-se postais de Boas Festas à família e aos amigos. Os postais ficam expostos nas paredes, só podendo ser retirados no dia 6 de janeiro, Dia de Reis. Todas as casas ficam decoradas a verde e vermelho.Na noite de Natal, as crianças andam pelas ruas cantando canções de Natal. Em troca, as pessoas dão-lhes pequenos presentes ou guloseimas. Em casa, as crianças penduram meias enormes aos pés da cama para receberem presentes.Para o Pai Natal e as suas renas, deixam-se bolos e vinho do Porto ao pé da árvore de Natal. Na ceia de Natal, há sempre peru com castanhas e o famoso pudding.
O Natal na Áustria
O Natal é a festa mais importante do ano. Na noite de dia 24 de Dezembro, os cinemas, os teatros e os restaurantes estão fechados. Toda a gente participa na festa. No dia 1 de Dezembro, todos têm uma coroa do Advento. Em todas as praças das cidades e das aldeias se ergue um pinheiro. No dia 24 de Dezembro, as ruas de algumas cidades são invadidas pelas crianças, geralmente acompanhadas pelas avós, enquanto os pais ficam a decorar a árvore que tinham escondida. Durante todo o mês de Dezembro, os arredores da Câmara Municipal de Viena, ficam enfeitados. As árvores têm fantásticas decorações que sobressaem num verdadeiro cenário de conto de fadas.Também neste parque mágico é instalado o “Mercado do Menino Jesus”, uma feira de Natal onde as crianças, maravilhadas, se aquecem segurando nas mãos cartuchos de castanhas assadas.Futuras vedetas da patinagem andam pelo parque mascaradas de animais e oferecem um espetáculo que as crianças adoram. As crianças também adoram o comboiozinho que as transporta pelo parque. Antes de embarcarem, escrevem a lista de presentes que gostariam de receber.
O Natal na Dinamarca
Em Dezembro, as ruas são iluminadas e enfeitadas com grinaldas e ramos de pinheiro e, desde os primeiros dias, as casa são enfeitadas com ramos de pinheiro, anjinhos duendes e estrelas de palha. As crianças escrevem muitas cartas aos amigos e família e os correios fazem sempre uma edição especial de selos. Um dos mais bonitos foi desenhado pela rainha.Costuma pendurar-se no tecto uma coroa com 4 velas. Toda a família vai à floresta para cortar o pinheiro. São as crianças que fazem os enfeites para a árvore de Natal.O jantar começa às 6 da tarde. No final, serve-se arroz doce, no qual se põe uma amêndoa com casca. Quem ficar com a amêndoa recebe o porquinho da sorte, feito com massapão.A seguir ao jantar, vão para a sala onde está a árvore e o pai acende as velas que estão no pinheiro. Toda a família faz uma roda em volta da árvore, escolhem canções de Natal e todos cantam.
O Natal em Espanha
Nesta quadra, as crianças espanholas são cobertas de mimos. Recebem presentes a 25 de Dezembro e também a 6 de Janeiro, dia em que os Reis Magos põem as prendas no sapatinho.
Em algumas cidades organiza-se o cortejo dos Reis Magos, durante o qual eles desfilam em carros luxuosamente decorados, seguidos por numerosos cavaleiros. Milhares de crianças e adultos assistem ao desfile. Depois do desfile, os reis Magos misturam-se com as crianças, muito contentes por lhes poderem tocar.Em algumas cidades da Catalunha, persiste uma das mais esquisitas tradições natalinas do planeta, o Caga Tió ("Tronco Cagão", em uma tradução aproximada). Modo de usar: pega-se um tronco oco e enche-se de doces durante todo o mês de dezembro; no dia 25, o tronco deve ser espancado com pedaços de pau, para que ele devolva o que "comeu".
O Natal na Finlândia
Na véspera de Natal, as crianças finlandesas estão sempre muito ocupadas. De manhã vão de trenó cortar o pinheiro e, à tarde, enfeitam-no. Diz-se que o Pai Natal é originário da Lapónia, uma região situada no Norte da Noruega, da Suécia e da Finlândia.O Pai Natal do Grande Norte recebe todos os anos 500 000 cartas. No dia 24 de Dezembro, acendem-se velas no cemitério. Só vinte dias depois do natal é que o pinheiro é retirado das casas.
O Natal em Portugal
Como em muitos outros países do mundo, as cidades e aldeias de Portugal apresentam um aspecto festivo muito antes do Natal. Enfeitam-se os edifícios públicos e nas praças de algumas câmaras municipais colocam-se grandes pinheiros iluminados.As lojas fazem lindas vitrines.Em alguns locais armam-se presépios com muitos bonecos e animais. As crianças tiram fotografias com o Pai Natal. Na escola, as crianças enfeitam as salas de aula.
O Natal na Provença
Na Provença, região do Sul de França, as tradições de Natal são muito diferentes das do resto do país. Em algumas igrejas do litoral, no fim da Missa do Galo, organiza-se uma procissão de pescadores durante a qual se deposita junto do altar um cesto de peixe, uma maneira de homenagear o Menino Jesus. A tradição manda que a ceia de Natal termine com treze sobremesas que simbolizam Cristo e os Doze apóstolos. Estes doces são feitos com todos os frutos e compotas da região.No resto da França,existe uma tradição que consiste em ir à casa do seu inimigo e fazer as pazes com ele.
O Natal na Irlanda
Os festejos começam doze dias antes do Natal. Este período chama-se Little Christmas, o Natalzinho. No dia de Natal põem-se velas no parapeito.
Antes de ir para a missa, deixa-se um copo de uísque para o Pai Natal e cenouras para as renas que puxam o trenó. Os presentes abrem-se no dia de Natal.O almoço de Natal começa às 2 ou 3 da tarde. No dia 26 de Dezembro, é o Stephen’s Day. Muitos irlandeses assistem às corridas de cavalos, enquanto outros cantam pelas ruas. Também se fazem apostas nas corridas de cavalos nas cidades.No campo, os Wren Boys, vestidos à moda antiga, andam de porta em porta, cantando e tocando para que as pessoas lhes dêem moedas.
O Natal na Islândia
Tal como noutros países cristãos, o Natal é a festa das crianças, e só termina a 6 de Janeiro, Dia de Reis, durante o qual as pessoas cantam e dançam à volta de grandes fogueiras. Em islandês, Natal diz-se Jol. Os Jolasveinar são os duendes de Natal.Desde o princípio do mês de Dezembro, as crianças colocam sapatos no parapeito da janela. Se se portarem bem, o Pai Natal deixa-lhes presentes. Caso contrário, o presente será apenas uma batata.
O Natal em Itália
As tradições variam consoante as regiões. Assim, as crianças italianas recebem os presentes em dias diferentes. No Norte de Itália é o Pai Natal, Babbo Natale, ou o Menino Jesus, Gesú Bambino, que trazem os presentes no dia 25 de Dezembro, dia de Santa Lúcia.Em Roma, a capital,Befana, uma velha com cara de bruxa, que visita as casas no dia 5 de janeiro, deixando doces para as boas crianças e um carvão para as más. Sua generosidade seria fruto de arrependimento: ela teria negado abrigo e comida aos Reis Magos, quando eles seguiam para visitar Jesus, e agora tentaria reparar o mal que fez.
O Natal na Noruega
Desde princípios de Dezembro a família prepara os enfeites do pinheiro. Acende-se a primeira vela na coroa do Advento. As casa são enfeitadas e a coroa suspensa sobre a porta indica que o Natal está quase a chegar. Em frente de cada casa são colocados um bode de palha e espigas de trigo. Pendura-se uma estrela em cada janela da casa. No dia 24 de Dezembro acendem-se velas no cemitério.Na Noruega, as flores fazem parte da decoração das casas. As túlipas e jacintos são postas um pouco por toda a casa para lhe dar um ar festivo.As túlipas são compradas no vaso, para durarem mais tempo. As mães fazem deliciosos bolos em forma de coração.Um passeio de trenó é extremamente agradável pela altura do Natal. As pessoas agasalham-se muito bem e não podem esquecer o archote, pois começa a escurecer logo a seguir ao almoço.
Depois de jantar, antes de abrirem os presentes, toda a família dança e canta à volta do pinheiro. Esta tradição agrada muito às crianças.Toda a família forma duas rodas, uma grande e outra pequena. Enquanto cantam, a primeira roda para a direita e a outra para a esquerda. Quando acaba uma cantiga, muda-se a roda... e recomeça-se com outra canção.
O Natal na Polônia
Na véspera de Natal, as crianças esperam que surja a primeira estrela no céu. Só então começa o jantar.Antes de se pôr a mesa de Natal, espalha-se palha debaixo da toalha, para lembrar que Jesus nasceu numa manjedoura. Põe-se sempre um talher a mais, para o caso de aparecer alguém.Antes de jantar, a família reza e reparte entre si uma espécie de hóstia retangular a oplateck, que representa Maria, José e o Menino Jesus. Cada um formula um desejo e esquece as suas zangas.
O Natal na Eslováquia
A data mais importante do Advento é o dia 6 de Dezembro. As crianças engraxam os sapatos e colocam-nos na janela para que o São Nicolau lá deixe presentes.Durante os doze dias de guarda, entre o Natal e a Epifania, as pessoas mascaram-se e reúnem-se, mantendo vivas as tradições populares.
O Natal na Suíça
Para as crianças suíças, o Natal é antes de mais a alegria de poder brincar na neve, andar de trenó e esquiar.As casas e os pinheiros são enfeitados com muitas luzinhas. Antes dos presentes do Pai Natal as crianças recebem saquinhos que contêm uma laranja, um chocolate e um pão doce.
O Natal na Suécia
Há muito que fazer antes de chegar o Natal! Aproveitam-se todos os serões e os fins-de-semana para preparar as festas.Todos os domingos se acende uma vela no tronco de Natal.Todos os dias se descobre mais um presente no calendário.Colocam-se espigas de trigo no jardim, para os passarinhos.Confeccionam-se muitos bolinhos.Mesmo antes do Natal, enfeita-se a casa. As flores devem ser de cor vermelha, mas também podem ser cor-de-rosa, brancas ou azul claro.
O pinheiro é enfeitado com adereços de palha. Junto da árvore de Natal coloca-se um bode de palha.
Em sueco, os presentes de Natal diz-se joklappar, que significa “pancadas de Natal”. A explicação é que antigamente, quando se ofereciam presentes a alguém, batia-se-lhe à porta com toda a força. Ao abrir-se a porta, atirava-se o presente para dentro e fugia-se para não ser reconhecido.Depois do jantar, fica-se à espera do Pai Natal, que anuncia a sua chegada perguntando do lado de fora: “Há aqui bem comportados?”.Os presentes vêm acompanhados de pequenas quadras, lidas em voz alta. No dia 13 de Janeiro a família faz uma última roda à volta da árvore de Natal.
O Natal no Quebeque(Canadá)
Em Novembro, muitos centros comerciais constroem um “Reino do Pai Natal”. É aí que as crianças se encontram com o Pai Natal. Em Montreal, cidade do Quebeque, um importante estabelecimento comercial organiza a grande parada do Pai Natal. Apesar do frio, há sempre milhares de crianças a assistir. O Pai Natal encerra o desfile. Quando a parada termina, levanta voo no seu trenó, perante o olhar maravilhado da criançada.No Quebeque, o Natal é uma época mágica. A neve cobre tudo com o seu manto branco, as ruas enchem-se de animação e as casas e as lojas apresentam um ar festivo.Os habitantes do Quebeque enfeitam o exterior das casas com luzes, ramos de pinheiro e fitas de cores. Também se colocam pinheiros iluminados nos passeios.Os Correios do Canadá recebem milhares de cartas para o Pai Natal. O Pai Natal tem sempre leite e bolachas para comer, junto da chaminé.
O Natal nos Estados Unidos
O Natal é uma festa muito popular nos Estados Unidos. Neste país cheio de emigrantes, as tradições são as mais diversas. Toda a família ajuda na ornamentação da casa. Penduram-se grandes meias na chaminé, colocam-se cartões de Boas Festas nas paredes e fazem-se grinaldas de pipocas.Enfeita-se a árvore de Natal com bengalinhas de açúcar coloridas.A caixa do correio enche-se de postais de Boas Festas enviados pelos amigos da família.O peru, consumido em numerosos países europeus foi descoberto pelos conquistadores espanhóis que chegaram aos Estados Unidos.As casa são enfeitadas com lâmpadas. No Natal, as crianças cantam pelas ruas e há sempre quem lhes dê uma moeda.Nos Estados Unidos, o Pai Natal chama-se Santa Claus.O peru nunca falta no Christmas dinner, o jantar de 25 de Dezembro.
O Natal no México
As festas começam a 16 de Dezembro. Em muitas aldeias escolhem-se nove famílias para reconstituírem a viagem da Virgem Maria e de S. José para Belém.Uma das famílias vai à igreja buscar as imagens de Maria e José e coloca-as numa padiola.Duas raparigas transportam a padiola até uma casa previamente escolhida, pedindo guarida para os viajantes.
As imagens são então colocadas num altar enfeitado com flores. Ao longo de oito dias, todas as noites, as imagens são levadas para uma casa diferente, onde se festeja a Piñata, uma festa de crianças.No dia 24 de Dezembro as imagens são colocadas junto do Menino Jesus, num presépio armado em frente da igreja.A Piñata é um cântaro de barro com forma de um animal ou de um personagem conhecido. De olhos vendados, as crianças vão batendo com um pau, até conseguirem partir o cântaro, cheio de guloseimas e de presentes.Nas cidades, as decorações de Natal cobrem as fachadas dos edifícios.
Natal na África do Sul
Natal na África do Sul é uma festa de verão. Em dezembro o verão setentrional produz gloriosos dias de sol que constituem um irrecusável convite para ir às praias, aos rios e mesmo à montanhas. As escolas estão fechadas e acampar é sempre um bom programa. Não há neve, mas as flores se esmeram em adornar o nascimento de Jesus Cristo. As canções de natal têm no impressionante conjunto Lady Black Mambazo seus mais talentosos intérpretes.
Nas cidades, muitos corais saem na noite de véspera de Natal, mas o mais comum é que os serviços religiosos sejam na manhã de Natal. De noite, o mais belo é mesmo os cantos à luz de velas.
As casas são decoradas com ramos de pinho e os abetos são decorados em todas as casas com presentes aos pés para as crianças, embora as meias de Natal também sejam costume.
Muitos sulafricanos preferem reunir-se ao ar livre no dia de Natal, mas a ceia também acontece e nela servem-se tortas, arroz e peru, porco, pudins e frutas secas.hamado Diwalli.
O Natal na Índia
O natal é celebrado na Índia com grande fervor.A festa aos poucos vai contagiando todos e muitos prefeitos decoram as cidades com visual natalino.Canções natalinas são executadas,existe ampla troca de prensentes,festas e ceias.Assim o natal hoje é uma festa de cristãos e não-cristãos,as árvores são decoradas com mangas e bananas,há luzinhas e lanternas de óleo e muitas igrejas decoram-se com flores vermelhas para a Missa do Galo.Os presentes são dados aos familiares,e como caridade aos pobres.No sul da Índia os cristãos acendem lampadinhas no teto e lanternas,exatamente como os demais indus fazem no festival chamado Diwalli.
Natal em Israel
Na cidade de Belém, onde nasceu jesus, situa-se a Igreja da Natividade, que é o centro no Natal em Israel, sempre decorada com flores e luzes para a Missa de Natal, atrai milhares de turistas nessa e em outras épocas do ano.
Na véspera de Natal, habitantes de Belém e turistas acodem à igreja de onde parte uma bela e teatral procissão todo ano. Policiais montados a cavalo seguem à frente da procissão com vários homens montados em belos cavalos árabes. Atrás vem solitário um cavaleiro trazendo uma cruz.
Além deles há diversas autoridades e diplomatas. Famosas eram as visitas de Iaser Arafat para assistir à missa, mas há dois anos está proibido pelo governo de Israel de comparecer, para perplexidade do mundo civilizado.A procissão solenemente atravessa as portas da igreja e dirige-se à antiga imagem do Menino Jesus no interior da igreja, no fim de uma escadaria, os visitantes encontram uma estrela de prata que marca o local do nascimento de Jesus.
Cristãos de Belém são identificados pela cruz pintada sobre a porta de cada casa e pela presença do presépio. Uma grande estrela é colocada no centro da praça central da cidade.
O Natal na China
Na China , o natal é festa pegada de empréstimo do Ocidente, pois a maioria da população não é cristã. Assim sendo , o aspecto natalino que mais chama a atenção dos chineses são os exteriores tais como a decoração dos shoppings e residências, que poucas usam decorar na China,e , quando o fazem , decoram-nas com lanternas de papel. Chama atenção também a troca de presentes.
O Natal começou a chamar a atenção da maioria da população chinesa em função da decidida entrada da China no mercado de decorações natalinas. Aquelas peças delicadas encontraram imediata identificação com o espírito chinês. Não é pois de causar surpresa entrar em uma casa chinesa e encontrar um ou outro enfeite, mesmo que não seja Natal.
Os cristãos chineses, que são poucos, em geral se encontram nas celebrações e talvez até pelas dificuldades da prática da religião em um ambiente em que ainda existem perseguições, o sentimento do Natal seja ainda mais profundo.
O Natal no Japão
O Natal no Japão não é uma festa que se possa chamar típica, uma vez que a maioria do povo japonês é praticante do Xintoísmo ou ainda do Budismo, um percentual bem inferior. Do cristianismo, são poucos os praticantes, de modo que a recente generalização dos costumes natalinos tem mais de gosto pela festa que de amor ao festejado, mas, mesmo esse aspecto tem mudado, pelo grande interesse que as crianças japonesas demosnstram pela história do Natal, em especial pela pobreza do nascimento desse Menino-Deus, que tem por primeiro berço (noção também estranha para o japonês que não dispõe neles os bebês) um simples manjedoura.
As crianças deslumbram-se com a estrela que guia 3 reis magos até a pequena cidade de belém. Muitos gostariam de crer que um desses magos era japonês e assim,encontram um papel na festa ocidental.
A troca de presentes já é prática bastante comum, em especial artigos eletrônicos. As crianças encontram na distribuição de brinquedos um elemento de novo prazer em festejar o Natal.Bem ao gosto japonês, os regalos infantis são em sua maioria bichinhos eletrônicos e robôs.
A ceia da noite de Natal é como uma visita ao ocidente , onde não faltam o peru, as castanhas e as nozes. Mas as famílias também servem sushis e sashimis, dando uma cor be local à celebração.
Por último, as músicas natalinas ocupam uma posição de grande destaque na festa. As crianças apreciam sobremaneira “O Menino do Tambor” e “Noite Feliz”, ou como eles dizem: Kurisumasu Omedeto.
O Natal em Hong Kong
Hong Kong possui o porto mais movimentado da Ásia e uma população com um padrão de vida comparável ao das grandes potências. É, também, uma das cidades com maior custo de vida no mundo.
Dois dias depois do Natal, em 27 de dezembro,é que a população de Hong kong faz sua grande festa.E a Chiu,uma comemoração taoista voltada para a limpeza e renovação local.Os participantes dessa festividade convocam todos os seus poderes conjunto traga renovação para vidas. Sima dos Deuses patronais de cada templo da cidade são reunidas em um único local onde a população deposita oferendas.No final da comemoração os sacedores dos diversos templos lêem em voz alta o nome de cada um dos moradores do bairro onde está o templo.Então,pegam essa lista extensa de nomes,e aprendem em uma pandorga começa a subir,os locandos fogo na lista,deixando que suba em chamas,para os Céu.
O Natal no Iraque
As famílias cristãs se reúnem no quintal para ouvir histórias da natividade de Jesus. Depois, queima-se uma pilha de espinhos secos. Segundo a crença, a forma como o fogo queima indica como será o futuro daquela família.
O Natal na Letônia
Neste país dos Bálcãs, Papai Noel e as renas trabalham duro em dezembro. A tradição por lá manda que o Bom Velhinho traga presentes para crianças durante 12 dias seguidos! Mas o jingle bells na Letônia é famoso mesmo por outra razão: é de lá o primeiro registro sobre a montagem de uma árvore de natal, que rolou na praça de Riva, capital do país, em 1510.
O Natal no País de Gales
Antes de o cristianismo se difundir pela Europa, em dezembro haviam festas pagãs para celebrar o inverno.Uma delas,viva até hoje,é a da Mari Lwyd, que ocorre no último dia do ano em certos locais do País de Gales. As pessoas saem pelas ruas carregando a tal Mari, um boneco com a caveira de uma égua como cabeça, e tentam invadir casas e pubs.
O Natal na Holanda
Na Holanda,há uma tradição polêmica: a festa do Zwarte Piet ("Pedro Preto", em português). Ele seria o ajudante negro do Papai Noel, sendo representado por pessoas com o rosto pintado de preto, lábios vermelhos e peruca black power, que desfilam no dia 5 de dezembro. O costume é acusado de ter caráter essencialmente racista.
Decoração de Natal
Decorar um ambiente é um passo importante e delicado de se fazer,afinal um ambiente tem que se mostrar aconchegante e confortável,exige também um pouco de bom senso,pra não tornar o ambiente cansativo e cheio demais de tantos enfeites.Peguei algumas imagens de decoração de natalina com intenção de ser diferente das fotos mais comuns que vemos em outros blogs,ou programas de tv,que dizem ser uma decoração fácil,mas na verdade requer coisas sofisticadas,ou ficam tão simples que são feias;e essa é a idéia que vai permanecer até...o blog morrer.
Adorei essas idéias,vou tentar colocar algumas delas em prática,aproveitem essa data e ponham o motorzinho da criatividade pra funcionar.
(aqui temos uma ótima sugestão,esses enfeites são lâmpadas queimadas pintadas)
Adorei essas idéias,vou tentar colocar algumas delas em prática,aproveitem essa data e ponham o motorzinho da criatividade pra funcionar.
Cupcakes de chocolate
Ultimamente não andei postando,o desanimo está muito grande,mas vou procurar vencê-lo (tá difícil) e voltar a postar com mais frequência.
Bom,esses dias inventei de fazer uns cupcakes,nunca tinha tentado e cozinhar realmente não é meu forte,mas pra minha surpresa eles ficaram ótimos!macios,saborosos,não são enjoativos...hmmm muito bons mesmo,recomendo fazer,então aqui se segue a receita:
Ingredientes:
- 1 xic. + 2 colh. (sopa) farinha de trigo
- 1/4 xic. cacau em pó
- 1 1/4 colh. (chá) bicarbonato de sódio
- 1/4 colh. (chá) sal
- 1 ovo grande
- 1/2 xic. açúcar mascavo compactado na xícara
- 1/2 xic. açúcar cristal orgânico
- 1/2 xic. + 2 colh. (sopa) leite integral
- 1/3 xic. café forte ou expresso
- 1/2 xic. (100g) manteiga sem sal, derretida
- 170g chocolate meio-amargo
- 3/4 xic. creme de leite fresco
- 3 colh. (sopa) manteiga sem sal
- gotas de chocolate para decorar
Preparo:
- Pré-aqueça o forno a 180ºC e forre a forma de muffins com forminhas de papel (para facilitar na hora de desenformar)
- Peneire a farinha, o cacau, o bicarbonato e o sal em uma tigela.
- Em outra tigela, misture o ovo e os açúcares até ficar homogêneo. Junte o leite, o café e a manteiga derretida. Junte os ingredientes secos e misture apenas até que fique homogêneo.
- Divida a massa entre as formas, enchendo-as até 3/4 da capacidade. Asse por 15 minutos, ou até que um palito inserido no meio saia limpo. Os bolinhos não vão crescer muito, e ficarão achatados no topo, o que facilita na hora de confeitá-los.
- Esfrie nas formas por 10 minutos. Com uma pequena espátula ou faca, desenforme-os com cuidado, deixando que terminem de esfriar sobre uma grade.
- Enquanto isso, faça a cobertura: pique o chocolate e derreta-o em banho-maria, mexendo de vez em quando. Tire do fogo. Aqueça o creme de leite e junte ao chocolate, mexendo bem com um fouet. Deixe que amorne um pouco e junte a manteiga, mexendo até que ela esteja bem incorporada. Deixe descansar até firmar o suficiente para espalhar a ganache sobre os bolinhos (1 hora em temperatura ambiente ou 20-30 minutos na geladeira).
- Espalhe a cobertura nos bolinhos e enfeite com as gotas de chocolate. Sirva no mesmo dia ou guarde-os num tupperware fechado na geladeira, onde eles se conservam bem por mais alguns dias: a cobertura firma mais um pouco, mas não deixa de ser deliciosa, e ela protege o bolinho do ressecamento.
Tempo de preparo: 1 hora
Rendimento: 12 cupcakes médios
Rendimento: 12 cupcakes médios
terça-feira, 13 de dezembro de 2011
Natal chegando...
Agora vamos falar um pouco sobre os preparativos para o natal,é sempre uma correria e a falta de idéias sempre marca presença,pelo menos aqui,então acaba sendo sempre o convencional.
Então aqui se seguem algumas imagens que podem lhe inspirar e proporcionar um natal mais encantador e enfeitado.Nesse post vou mostrar algumas idéias de guirlandas,logo colocarei imagens para mesas,arvores e os demais enfeites.
Aproveitem!
Assinar:
Postagens (Atom)