Páginas

domingo, 15 de janeiro de 2012

93 anos de Luther King



Em Atlanta,no dia 15 de janeiro de 1929,há 93 anos,nascia um dos mais importantes líderes do movimento dos direitos civis dos negros nos Estados Unidos, e no mundo, com uma campanha de não violência e de amor ao próximo,estou falando de Martin Luther King,um pastor protestante e ativista político estadunidense,um homem cujo sonho mudou a história do mundo.
Filho de pastores batistas,Luther King entrou para a política para fazer história,ganhou atenção quando uma mulher negra se negou a dar lugar a outra branca em um ônibus,e acabou sendo presa,assim que isso aconteceu,líderes políticos da cidade organizaram um boicote co-liderado por Luther King,que também foi preso,e solto só apos 1 ano,quando a Suprema Corte Americana decidiu que seria ilegal a discriminação racial em transportes públicos.
Ele participou da fundação da Conferência de Liderança Cristã do Sul (CLCS),que era composta principalmente de comunidades negras ligadas a igrejas batistas,e deveria organizar o ativismo em torno da questão dos direitos civis.King em seus discursos pregava as idéias de desobediência civil não violenta(idéias preconizadas por Mahatma Gandhi),e previu que somente com a violência dos grupos racistas praticada contra os grupos não violentos,defensores dos direitos civis,e a cobertura da mídia,a sociedade passaria a ter uma opinião favorável ao cumprimento dos direitos civis (1960).
Em 1963, King foi um dos organizadores da marcha em Washington, que, inicialmente, deveria ser uma marcha de protesto, mas, depois de discussões com o então presidente John F. Kennedy, acabou se tornando quase que uma celebração das conquistas do movimento negro.
Ele se tornou a pessoa mais jovem a receber o premio Nobel da Paz pela reconhecimento a sua nação e liderança na resistência não violenta contra o preconceito racial nos EUA(1964).
Mais tarde ele organizou e liderou marchas para conseguir direito ao voto,o fim da segregação, o fim das discriminações no trabalho e outros direitos civis básicos. A maior parte destes direitos foi, mais tarde, agregada à lei estado-unidense.
Com colaboração parcial do CNVCE, King e o CLCS tentaram organizar uma marcha desde Selma até a capital do Alabama, Montgomery,que só se concretizou na terceira tentativa,pois na primeira,foi interrompida pela violência policial (Domingo Sangrento),e a segunda pelo próprio King,por ao que parece,ter sido uma negociação com líderes políticos locais.E trazia entre seus ativistas, Stokely Carmichael (futuro líder dos Panteras Negras) criou a expressão "Black Power"(1965).
A partir de 1965, o líder negro passou a duvidar das intenções estado-unidenses na Guerra do Vietnã. Em fevereiro e, novamente, em abril de 1967, King fez sérias críticas ao papel que os Estados Unidos desempenhavam na guerra. Em 1968, King e o SCLC organizaram uma campanha por justiça sócioeconômica, contra a pobreza (a "Campanha dos Pobres"), que tinha por objetivo principal garantir ajuda para as comunidades mais pobres do país.
Também deve ser destacado o impacto que King teve nos espetáculos de entretenimento popular. Ele conversou com a atriz negra do seriado Star Trek original, Nichelle Nichols(Uhura), quando ela ameaçava sair do programa. Nichelle acreditava que o papel não estava ajudando em nada sua carreira e que o estúdio a tratava mal, mas King a convenceu de que era importante para o negro ter um representante num dos programas mais populares da televisão.
Em 4 de abril de 1968,em Memphis,pouco antes de uma marcha,Martin Luther King foi assassinado por James Earl Ray,King deixou a esposa  Coretta Scott King e 4 filhos,que junto com o restante da família do líder, venceu um processo civil contra Loyd Jowers, um homem que armou um escândalo ao dizer que lhe tinham oferecido 100 000 dólares pelo assassinato de King.
Em 1986, foi estabelecido um feriado nacional nos Estados Unidos para homenagear Martin Luther King, o chamado Dia de Martin Luther King - sempre na terceira segunda-feira do mês de janeiro.
É difícil aceitar que alguém ignorante e sem coragem ou inteligencia para fazer sequer metade das coisas que Luther King fez,simplesmente pegue uma arma e "resolva" isso na bala.King pode ter deixado uma família desolada e milhares de admiradores tristes,bem como ter deixado de realizar muitas coisas que fariam esse mundo melhor,mas o principal,a essência de seus ideais ele nos deixou,e isso é o que importa,ele deu o empurrão para o início de uma luta que dura até hoje para muitas pessoas,a luta contra a segregação racial.
Este post poderia terminar por aqui,com um finalzinho bonito meio clichê,mas preciso expor um pensamento,que hoje em dia acho que algumas pessoas estão supervalorizando essa questão de racismo,é claro que todos merecem respeito (é o que mais falta no mundo) e dignidade,mas tenho visto exemplos de conflitos criados pelo excesso disso,dessa valorização.O tema racismo já teve épocas de mais rebuliço,e hoje se tornou um tanto batido,contudo a ignorância de alguns permanece,crendo que a cor da pele faz alguma diferença no caráter de alguém,e não só a raça negra (que sim,tem mais vítimas do preconceito),mas todas as raças,indianos,chineses,japoneses,e por que não,as raças consideradas "padrão" pela mídia,os caucasianos?claro,há também o preconceito de negros com brancos,negros com negros (sim,existe) e todas as outras combinações de raças,e essas na minha opinião são mais difíceis de ganharem atenção ou ao menos defesa do que o preconceito de brancos contra negros,pois se você defender sua raça caucasiana,vão te chamar de nazista;é um tanto complicado,essas coisas exigem primeiramente bom senso e compreensão.Atualmente ter que se ter muito cuidado com o que se diz,pois no momento seguinte você pode estar ganhando um belo processo por preconceito racial sem mesmo saber o motivo,e o mesmo está acontecendo com os temas "homofobia","direitos das mulheres" mas isso comentamos depois.

Nenhum comentário:

Postar um comentário