Páginas

sexta-feira, 11 de maio de 2012

Feliz aniversário Fred Astaire!




Há 111 anos,ou mais precisamente 111 anos e 1 dia (oops estou atrasada),nascia em Omaha,10 de maio de 1899,Frederick Auterlitz,filho de Frederic (austríaco) e Ann Auterlitz (nascida nos EUA,descendente de alemães).
Fred Astaire como ficou conhecido,começou sua carreira aos 5 anos nos palcos de  Vaudeville,Londres,com sua irmã mais velha Adelle.
Aos 17 anos,conheceu o compositor George Gershwin,a partir daí,Fred e Adelle,começaram a atuar na Broadway e vários outros palcos de Londres,em musicais compostos por Gershwin,até o casamento de Adelle em 1932,quando pararam de representar juntos.
Dizem que em seu primeiro teste para o cinema,ele foi avaliado da seguinte forma "não sabe atuar,é ligeiramente calvo e sabe dançar",mas agora era diferente,seu teste na RKO foi emprestado a MGM,para atuar ao lado de Joan Crawford em Amor de dançarina (1933);mais tarde atuou em Flying down to Rio,com Ginger Rogers.Apesar de terem uma relação delicada,(ele estava relutante em dançar com uma nova parceira que não fosse a irmã,e ela irritava-se com o perfeccionismo de Fred),formaram uma dupla impecável (Ele dava classe a ela, ela dava sex-appeal a ele, explicou certa vez um diretor de estúdio),assim,fizeram uma série de 10 filmes juntos.
A liberdade que Astaire tinha para desenvolver suas coreografias fez com que ele conferisse à história do cinema um marco,pois inovou o modo de filmagem em musicais,exigindo que a câmera ficasse parada ("ou os dançarinos giram ou a câmera", dizia ele),fez com que a dança e a música casassem com o enredo do filme,e ainda exigia ser filmado de corpo inteiro,pois antes de Astaire,só se aparecia nos filmes,partes do corpo dos dançarinos.
Em 1933 casou-se com Phyllis Potter,falecida em 1954,com quem teve dois filhos,Fred e Ava, ele nunca comentou nada de sua vida pessoal publicamente,tanto na época em que já era famoso,quanto sobre a infância difícil.
Em 1939, Astaire deixou a RKO e passou a agir como freelancer dançando com Eleanor Powell em Broadway Melody, de 1940, com Bing Crosby em Holiday Inn, de 1942 e Romance Inacabado, de 1946, onde cantou a música que mais ficaria atrelada à sua figura, Puttin' on the Ritz. Nessa fase, apareceu também ao lado de Rita Hayworth, Lucille Ball e na única parceria com Gene Kelly no filme Ziegfeld Follies, em 1946. Neste mesmo ano, anunciou sua aposentadoria e foi cuidar de suas duas grandes paixões: fundou o Fred Astaire Dance Studio (que vendeu em 1966) e passava o tempo em corrida de cavalos.Entretanto em 1948, foi chamado para substituir Gene Kelly, que estava machucado, em Desfile de Páscoa, contracenando com Judy Garland e Ann Miller.Em 1949 Fred recebeu um Oscar por sua contribuição aos Musicais, e claro,foi Ginger Rogers quem lhe entregou o prêmio. Nos anos 50, apareceu em inúmeros filmes musicais, com destaque para Núpcias Reais, de 1951 (onde literalmente sobe as paredes em uma cena), A Roda da Fortuna, de 1953, e Meias de Seda, 1957, ambos com Cyd Charisse, e ainda Cinderela em Paris, com Audrey Hepburn.
Finalmente, em 1959, Astaire se aposentou dos filmes musicais e fez sua primeira aparição em uma atuação dramática no filme A Hora Final, sobre os efeitos de uma hecatombe nuclear. Acabou indo dançar na televisão e seu programa An Evening with Fred Astaire, que ganhou nove prêmios Emmy somente na temporada de estréia. Continuou a atuar mesmo na terceira idade e fez pontas em Inferno na Torre, de 1974 (recebendo uma indicação ao Oscar por seu papel), Era uma vez em Hollywood, um documentário sobre os anos clássicos da dança no cinema, e no cult trash Os Incríveis Dobbermans, de 1976. Sua última aparição foi em Histórias de Fantasmas ao lado de dois outros grandes monstros do cinema antigo, Melvyn Douglas e Douglas Fairbanks Jr.E em 1980 se casou novamente com a jóquei Robbin Smith, 35 anos mais nova que ele.
Fred estrelou 32 musicais de Hollywood, além de outros filmes. São trabalhos que começaram no início dos anos 1930 e seguiram até pouco antes de sua morte, em 22 de junho de 1987 por pneumonia.
No livro "Fred Astaire", Joseph Epstein fala sobre a bem-sucedida carreira do bailarino e cantor, que ficou mundialmente conhecido.O arquiteto americano Frank O. Gehry projetou um edifício em Praga, República Tcheca, em homenagem ao casal Fred & Ginger. O edifício toma a forma do casal e parece mostrá-los em plena dança.
A Economist considera que há inúmeros trabalhos de Astaire que podem ser considerados inesquecíveis, incluindo "Swing Time", "Shall We Dance" e sua obra-prima, "Top Hat". George Balanchine, um dos principais coreógrafos do balé mundial, uma vez se referiu a Fred Astaire como "o bailarino mais interessante, mais original e mais elegante de nossos tempos".
Sempre de fraque,o que James Cagney chamava de "o toque do vagabundo,curiosamente não usava cintos, mas uma gravata em volta da cintura. Ele copiou a idéia de seu amigo e também ator Douglas Fairbanks. Suas pernas chegaram a ser seguradas em um milhão de dólares.
Dono de uma voz suave,muito perfeccionismo e uma incrível habilidade para a dança,claro,além do seu lendário charme (pelos trajes a rigor e cartola),Astaire dividiu a história do cinema em antes e depois dele,tornou-se mundialmente famoso e admirado com uma classe,leveza,elegância e genialidade únicas e inesquecíveis.




Ah como eu adoro ver esses dois dançando...são meus preferidos quando o assunto é dança,ou filme musical.


fontes: opiniaoenoticia,wikipedia,terra

2 comentários:

  1. Eu Amo muitos dos filmes onde ele dança! Dei, há uns anos, uma colecção deliciosa à minha mãe, de algumas películas onde ele participou.

    ResponderExcluir
  2. Olá Hugo!
    seja bem vindo ao blog,obrigada por comentar.
    Que sortuda sua mãe,ela deve ter adorado,eu também adoro muito ele.

    ResponderExcluir